ABRASIP: AFINAL, QUEM SOMOS? – Maria Luisa K. L. Passerini

Normalmente quando queremos conhecer um site, a principal página a ser aberta é o “Quem somos”.
A partir dali, é contado todo um Histórico.
Com a ABRASIP é similar, mas que na realidade o trabalho é muito maior do que aparenta ser e consta no site.
Em 14 de Dezembro de 2000, cerca de 20 empresas de Projetos de Sistemas Prediais fundaram a ABRASIP – Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais, uma sociedade civil sem fins lucrativos, de direito privado, com autonomia administrativa e financeira. A ABRASIP foi criada em substituição à antiga ABIP – Associação Brasileira de Instalações Prediais, e os nossos associados são empresas de Engenharia que possuem como atividade principal, ou dentre suas principais atividades, Projetos de Sistemas Prediais. Desde sua criação, a ABRASIP tem representado as empresas de Projetos de Sistemas Prediais perante importantes instituições que impactam diretamente na construção civil como a ABNT, SECOVI, SindusCon, Instituto de Engenharia, Companhias de Energia Elétrica, Água, Gás, Telecomunicações, Corpo de Bombeiros e demais Órgãos Governamentais e Poderes Públicos, inclusive outras entidades congêneres como AsBEA, ABECE, ABRAVA, SINDINSTALAÇÃO etc. Foram muitas, mas principalmente, significativas as realizações da ABRASIP neste curto período de existência. Prova maior são os amplos elogios que a nossa associação vem recebendo de importantes instituições.
Temos nossos compromissos éticos, direitos e deveres e até as penalidades. Como toda a associação, realizamos nossas Assembléias Gerais, temos um Conselho Deliberativo, Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e o Conselho Ético-metodológico.
Além disso, possuímos as Comissões, para atuarem como órgãos auxiliadores da Diretoria Executiva.
Através de um de nossos associados fundadores, foi formada dentro do SECOVI-SP, a Diretoria de Normalização, composta unicamente de associados comprometidos com a causa, para acompanhar Normas da ABNT, Leis, Consultas Públicas, além de reuniões periódicas com as Concessionárias ligadas ao setor (Eletropaulo e demais energéticas do interior de SP, EDP, Sabesp, Comgás, Telefonia, Corpo de Bombeiros).
Todo esse trabalho é puramente voluntário, o que muito nos orgulha, pois as agendas “apertadas” desses companheiros em nada atrapalham os respectivos desempenhos (haja vista a NBR 5410, a NBR 15.575, NBR 13.103, NBR 16.636, NBR 5419, NBR 5626 e outras tantas)
A ABRASIP tem por conduta ter no seu quadro associativo, empresas de primeiríssima linha, de currículo exemplar, excelente atendimento e alto conhecimento técnico. Primamos unicamente pela qualidade do nível de seus associados, e assim sempre será.
Nossa Sede encontra-se no Edifício Fiesp.
Fomos convidados e aceitamos a nos tornar parceiros da ABRINSTAL / Certificação QUALINSTAL(www.abrinstal.org) – hoje o Qualinstal foi substituído pela sigla Projeto BIP Building Installation Performance (leia-se Jorge Chaguri Jr e Alberto Fossa no comando) e que tornou a qualificação Qualinstal em nível internacional.
Em 2016 quando ocorreu o Prêmio MasterInstal naquele recinto, foi com grande honra que participamos da formação de um embrião. Em conjunto com o SINDINSTALAÇÃO (Silvio Valdissera) ABRAVA (Arnaldo Basile) e o SINDRATAR (Carlos Eduardo Trombini), nasceu o GTSP – Grupo Técnico de Sistemas Prediais, com o objetivo de agregar Associações e Sindicatos todos eles, voltados para o setor, para defesa do setor, fomento de negócios, ações de marketing para criar valor diferenciado para as especialidades e reconhecimento público para a importância dos Sistemas Prediais, além da conscientização e proteção ao Consumidor usuário dos Sistemas Prediais.
Com o passar do tempo e com resultados satisfatórios, o GTSP foi convidado através do Presidente da Fiesp Paulo Skaf a se alinhar junto ao Deconcic – Departamento da Construção Civil, o que nos prestigiou sobremaneira.
A Abrasip, fundada em São Paulo (célula máter) hoje já tem sua filha, ABRASIP- Minas Gerais, com sede em Belo Horizonte, que tanto quanto São Paulo, possui uma larga projeção em seu Estado.
Conclusão: Por que “Quem Somos”? A resposta é simples: iniciar um Projeto com uma empresa associada ABRASIP, o Contratante analisará que o custo-benefício que ele trará consigo… valeu a pena!!!!

Maria Luisa Passerini
JC Passerini Engenharia de Projetos de Elétrica e Hidráulica
Vice Presidente de Comunicações da ABRASIP
Revista do Sindinstalação
Novembro de 2018.