CONSULTORIA NAS INSTALAÇÕES: APOIANDO E VALORIZANDO O PROJETO – Profª Engª Rosana C. A. Petrella

Nas últimas décadas nos deparamos com uma ascensão na construção civil e apesar das crises impostas pela política, temos um saldo positivo do que já foi inovado e instalado, construído e consolidado no mercado.
A consultoria em projetos de instalações de uma forma ampla foi avançando no mercado. O importante é que ela seja feita por profissionais qualificados e especialistas, que possam oferecer ao cliente, por meio de diagnósticos, estudos e processos específicos, pareceres técnicos pontuais e gerais, dando apoio nas tomadas de decisão.
O propósito é dar segurança ao cliente, alinhando suas necessidades com as normas e leis vigentes, identificando soluções e recomendando ações, personalizando assim seu projeto. Conhecendo suas expectativas, o consultor desenvolve, implanta e viabiliza o projeto otimizando seus custos. A intenção, sem dúvida, é chegar a um resultado positivo para a toda a equipe envolvida.
A finalidade deste trabalho que envolve o projeto de instalações, a obra e, consequentemente, a liberação da habitação de um edifício, deve ter em mente a importância das etapas essenciais: concepção, análise das normas vigentes, arquitetura embasada com informações adequadas das demais disciplinas e projetos que contemplem a prevenção de problemas futuros, para que a remedição não seja uma pratica e sim a exceção.
Se compararmos um edifício a um ser humano, temos algumas considerações que nos levam a acreditar na importância de valores básicos atribuídos à vida útil e a qualidade do projeto em questão.
Temos que ter em mente que um empreendimento, independente da ocupação e das dimensões do mesmo, deve nascer saudável o suficiente para que a vida útil seja a mais longa possível.
É um sonho? Não mais. Há construtoras no mercado brasileiro que já enxergaram que um empreendimento sadio nasce da organização interna relacionada a padrões bem estruturados, diretrizes de projetos elaboradas considerando a expertise em obras associada a tecnologias modernas, materiais e equipamentos homologados pela equipe interna especializada.

Normalmente as etapas propostas para a consultoria em projetos são:
1 – Análise Crítica – Análise do projeto de instalações e de sua viabilidade. Nesta etapa nasce a concepção do projeto relacionada a instalações, onde se propõe a alteração e adequação do produto arquitetônico em função das necessidades básicas e fundamentais em acordo com as normas e leis vigentes no local do empreendimento.
2 – Estudo Preliminar – Análise e implantação das áreas técnicas do empreendimento. Nesta fase, as diretrizes de projeto da construtora são aplicadas e informadas ao grupo nos vários quesitos, dentre os quais detalhamento e especificação de materiais e equipamentos.
3 – Pré Executivo – Etapa onde o projeto “ganha corpo”, isto é, o processo no qual as instalações são definidas e projetadas ao longo do edifício indicando as linhas de abastecimento e coleta de cada sistema. A compatibilização com as demais disciplinas da engenharia é fundamental neste momento.
, compatibilizando com as demais disciplinas da engenharia.
4 – Executivo: Etapa onde o projeto já compatibilizado é complementado com o dimensionamento de todos os sistemas das instalações.
5 – Liberado para a obra (LO) – Etapa onde o projeto é liberado para a obra sem ressalvas (o ideal).
Finalizando, é importante enfatizar que as instalações hidráulicas e elétricas devem ter a mesma importância num empreendimento das demais disciplinas.
O edifício não será apto a ser habitado se a água não chegar aos pontos de consumo, os esgotos e águas pluviais não estiverem encaminhados adequadamente por tubulações para o destino final, as bombas projetadas não atenderem a demanda do edifício, a eletricidade não proporcionar o conforto da luz, a energia não atender aos equipamentos necessários do dia a dia, as tubulações não estiverem possibilitando a passagem dos condutores de voz e dados tão essenciais atualmente.
Enfim, um edifício pode ter uma arquitetura e estrutura maravilhosa, mas, sem as instalações, seria apenas um corpo sem alma.
Por isto, temos que valorizar e nos orgulhar do nosso trabalho como engenheiros de instalações.

Profª Engª ROSANA C. A. PETRELLA
RCA Petrella Consultoria em Engenharia Civil e participações Ltda.
Conselheira Técnica da ABRASIP
Revista do Sindinstalação – Ano 2 – Edição nº 19 – Outubro 2017