ESPAÇO PARA COMUNICAÇÃO – Eng. Luiz Olímpio Costi

O mundo está mudando, e em outra velocidade! Velocidade é a palavra-chave. Tomar decisões e implantá-las rapidamente é a essência do sucesso, ou em tempos de Brasil, a única forma de sobreviver à essa hecatombe criada pelas conduções político-administrativas do atual governo. Números são isentos de cores e sentimento, portanto bons para utilizarmos em qualquer análise, independe da fluência política de quem os usa. Segundo a agencia Estado, a produção nacional brasileira da indústria de transformação acumula queda de 12,4% nos últimos 12 meses de 2015, comparado com igual período do ano anterior. Como exemplo, no Chile ela recuou 1,5 %, na Argentina 0,9 % e no México, cresceu 2,2 %! A ABRAMAT avaliou que o PIB da construção civil caiu mais que o PIB brasileiro (queda de 3,8% em 2015) – e isso vem sendo uma regra! Foi de 5, 8% no varejo ano passado. A considerar o IBGE/Material de Construção, a queda foi de 8,3%. O Brasil, que era a oitava economia do mundo, é agora a décima, sendo o quinto maior pais em população. Termômetro desta realidade, nosso país não resolveu um déficit de moradia na casa de 5, 8 milhões – segundo estudo da FGV fechado em 2015.Guarde isso!

Considere outro lado importante para entender e conseguir acompanhar as mudanças do nosso mundo, a informação. Vamos clarear: queremos dizer qualidade da informação! Muitas vezes a informação geral está disponível, e precisamos garimpar a especifica, buscarmos foco até a solução. Em outros termos, temos que selecionar a informação genérica da que tem conteúdo, da que possui consistência. Nasce daí a diferença de quem realiza um trabalho utilizando-se de informação qualitativa, ou quem, com recursos parcos, corre risco de ser pego vendendo consultoria com base em pesquisa via Wikipedia, filme recém-assistido nesse país.

Considere esses dois aspectos para participar de nossa primeira coluna, que a partir de agora marcará presença nesta nova e importante publicação. A ABRASIP – Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais – que congrega uma parte representativa dos projetistas de sistemas elétricos, hidráulicos, incêndio, automação, telecom, e outros –  estará neste espaço para trazer à luz as discussões do setor de projetos. A Associação estar cada vez mais presente no dia a dia do instalador é uma resposta às dificuldades do mercado. Conversaremos sobre o envolvimento dos projetistas com o mercado, com toda cadeia produtiva, em particular com os executores – os instaladores, sede desta casa – e com a qualidade e eficiência das instalações prediais. Esta é uma relevante e sutil evolução nas relações institucionais vivenciadas hoje no BR: construtores, instaladores e projetistas caminhando juntos. A Abrasip entende que estes três agentes, diante da indústria da construção, precisam atuar do mesmo lado para o sucesso dos empreendimentos!! Uma Associação que, por meio dos seus membros, representa um “up-grade” no conceito do projeto e da sua importância para a cadeia produtiva. Seja por que atuam de forma integrada empresas de projetos com os mesmos objetivos – antes, meros concorrentes –, unidas para solucionar os problemas comuns, seja para representar ao mercado um diferencial de suporte ao cliente final quando em grupo, ao invés de atuando por esforços individualizados, num ambiente em que se renovam constantemente tecnologias, produtos e materiais. Projetos desenvolvidos por empresas Associadas além de reduzir riscos, realmente acrescentam valor, desde o estudo de viabilidade até a entrega da obra!! A maturidade do mercado, a despeito dos contra-esforços do governo, revela-se quando as empresas da área de projetos, a despeito de terem enxugado seu efetivo, mostram-se ainda mais ágeis, e podem reagir com vigor na retomada da atividade econômica. A velocidade aqui teve papel preponderante, pois respondemos às dificuldades do mercado com ações, e permanecemos preparados, prontos. E sabemos que podemos agir igualmente em grupo!

O outro aspecto: informação com consistência é fundamental para atingirmos grande número de formadores de opinião, que precisam fazer uso de dados e conceitos que alavancam negócios, que trazem peso e experiência às decisões. Isso temos certeza que irá acontecer com este novo veículo de comunicação, a Revista do Sindinstal, pela qualidade da informação. Certamente, em breve, teremos chance de mostrar ações conjuntas que estão sendo realizados entre associações, como SECOVI, Abrinstal, Sindinstalação, Asbea, Abrava, ABSprinkler e a ABRASIP, que foi fundada no ano 2.000, mas que já atuava como grupo através da vice-presidência de tecnologia do SECOVI desde 30 anos atrás. Estas ações são calcadas em informação de qualidade, envolvendo conceitos de sustentabilidade, normas técnicas, produtos e materiais inovadores. Informações que pretendemos discutir aqui, divulgando aos instaladores, fornecedores e demais agentes. Estaremos, no próximo número desta coluna, analisando os desafios da nova forma de se desenvolver um projeto, sob a plataforma BIM – Building Information Modeling. Uma proposta de quebra de paradigma, onde atuam de forma integrada e simultânea, de maneira ágil e efetiva, o construtor, a arquitetura e os demais projetistas interdependentes de sistemas prediais. Vamos explorar a importância do projeto – ou maior extensão da sua aplicação. Até breve!

 

Eng. Luiz Olímpio Costi

Procion

Vice-Presidente de Comunicação – ABRASIP

Revista do Sindinstalação

Ano 1 – Edição nº 01 – Abril 2016