O sistema de medição eletrônica de energia elétrica em edifícios está cada vez mais difundido. A utilização de barramentos blindados para distribuição de energia trouxe a possibilidade de deixarmos os medidores próximos às unidades de consumo nos andares, em espaços exclusivos para isso.
Esses espaços possuem características especificas a serem consideradas em projeto, no entanto, ocasionalmente passam despercebidas pelas diversas disciplinas envolvidas no momento da compatibilização. Estas características podem ser sintetizadas em:
Definição do local – o cuidado com transporte e manuseio das caixas de medição, as dimensões dos barramentos blindados, fixação dos elementos neste barramento e instalação dos medidores são os primeiros itens da análise.
Dimensões – as caixas de medidores podem ocupar grandes dimensões quando atendem muitas unidades consumidoras, são mais pesadas e necessitam de mais de uma pessoa para sua fixação, precisando de espaços com largura suficiente para o trabalho da equipe. Além disso, os barramentos blindados homologados possuem grande diversidade nas medidas de largura e profundidade. A definição das dimensões do espaço de instalação deve considerar esta variação, pois do contrário, a incompatibilidade pode causar sérios transtornos e prejuízos.
Condições de acesso – as portas das caixas de medidores metálicas possuem grande abertura, assim, as sobreportas de proteção devem ser instaladas de modo a garantir o total acesso. Quando instaladas em salas técnicas, as condições de fuga destes espaços devem ser garantidas. Em hipótese alguma, deve haver obstáculos obstruindo esta rota. As portas de acesso devem sempre garantir abertura para fora do ambiente e não devem existir soleiras altas ou qualquer anteparo que impeça a fuga das pessoas.
Iluminação – Muitas vezes os pontos de luz ficam distantes ou não iluminam adequadamente o local dos medidores causando dificuldade aos profissionais responsáveis pela manutenção. As luminárias devem estar posicionadas de forma a garantir iluminação adequada e ininterrupta.
Para finalizar, acrescentaria que a compatibilização do sistema de medição eletrônica de energia com hidráulica, telecomunicações, dutos de ventilação e extração de ar nos pavimentos é fundamental e de igual importância na definição dos espaços. Os projetos de instalações elétricas detalham estas características e para que no comissionamento da instalação as surpresas possam ser evitadas é imprescindível segui-las.
ENGº LUIZ CANHONI
SPHE PETIPLAM ENGª
Membro da ABRASIP
Revista do Sindinstalação Ano 2 – Edição 20 – Novembro/17