Gases Combustíveis – QUALINSTAL

6º Workshop Técnico das Empresas Instaladoras

24 DE OUTUBRO DE 2017

 

Mensagem da ABRASIP:

Para que o sistema de instalação de gás de um prédio apresente bom funcionamento, segurança e menor custo de execução é fundamental contar com um projeto (e um bom projeto!). Só assim é possível determinar os diâmetros das tubulações e os equipamentos necessários na rede de gás, de maneira a garantir o perfeito funcionamento dos aparelhos.

Uma obra sem projeto poderá apresentar falhas de execução, como a perda de carga, que leva à cocção mais lenta e, consequentemente, ao maior consumo de gás.

Com um projeto baseado nas NBR’s de Adequação de Ambientes, evitam-se acidentes que poderão ser fatais, causados através de morte por asfixia ou mesmo uma explosão ocasionada por vazamento de gás.

Além de um projeto bem elaborado, que seja executado em conformidade com as normas técnicas aqui já citadas  e  especificação de fabricantes, a segurança da instalação depende, ainda, do procedimento obrigatório do ensaio de estanqueidade dos equipamentos e tubulações.

E aí é que entra o papel fundamental da ABRINSTAL que controla a emissão do Selo de Qualidade QUALINSTAL – Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas Instaladoras e Instalações, gerando para a mesma, o reconhecimento técnico por parte do mercado. Concluindo: é fundamental que projetistas, instaladores e fabricantes caminhem juntos e sempre parceiros, para que o resultado deste trabalho seja coroado de êxito e satisfação dos nossos clientes e do consumidor final.

Um excelente workshop para todos nós e o abraço sempre amigo e parceiro da ABRASIP!

* * *

Resumo do Evento (via Qualinstal)

Mais de 80 profissionais que fazem parte direta ou indiretamente da indústria de instalação de redes internas de gases combustíveis participaram, na manhã do dia 24 de outubro, do 6º Workshop Técnico das Empresas Instaladoras – Gases Combustíveis – Qualinstal, que foi realizado na Fiesp, em São Paulo. O evento abordou temas como inovação, segurança, normas técnicas, custos e a integração dos diversos integrantes desse mercado.

Para a Mensagem de Abertura, foi convidada a presidente da Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais – Abrasip, Maria Luisa Passerini.

Também participaram da mesa com suas respectivas mensagens Paulo Rewald (membro da Abrasip e Diretor de Normalização do Secovi), Leo Fábio (Sindinstalação) e Sergio Domingues (Sinduscon)

O diretor executivo da Abrinstal, Alberto J. Fossa destacou a importância de reunir as empresas instaladoras, construtoras, projetistas, distribuidoras de gás – tanto natural como LP-, fabricantes de equipamentos e associações, para promover o desenvolvimento do mercado como um todo. “Na comparação com outros países, o Brasil ainda precisa evoluir muito na área de instalações e esse encontro possibilita o diálogo entre vários elos dessa cadeia, facilitando o avanço”, diz Fossa.

A Comgás, maior distribuidora de gás natural canalizado do país, abordou as redes internas, a questão da segurança e destacou o projeto Cidade Digital, que está sendo desenvolvido com a Sabesp, o governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo. A ideia é disponibilizar em uma única plataforma, as redes das utilities. A engenheira executiva da Comgás, Carla Sautchuk, também falou sobre o aplicativo obra segura, além de outras inovações como cogeração residencial e soluções híbridas de energia, que trazem ganhos para o consumidor final.

A empresa Gas Natural, responsável pela distribuição do gás canalizado para a região Sul do Estado de São Paulo, apresentou seu Manual de Instalação e Gestão, que foi desenvolvido pela Abrinstal e pelo Instituto de Energia e Ambiente da USP, em um projeto de pesquisa e desenvolvimento. A gerente jurídica da empresa, Claudia Henrique Provasi, contou que o manual traz informações passo-a-passo das diversas etapas de instalação de rede de gás, sempre com foco na segurança.

Já a Ultragaz trouxe para o workshop os principais pontos que sofreram alteração na Norma Técnica 13.523, que trata das centrais de GLP. O engenheiro Rafael Testa contou que a empresa realiza treinamento específico dessa norma dentro da Academia Ultragaz.

A última apresentação do workshop mostrou uma comparação de custos entre rede de gás com outro tipo de aquecimento em um edifício. José Jorge Chaguri Júnior, da ThermoH e membro da Abrasip, mostrou as vantagens econômicas de aquecer água a partir do gás.