Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais


Boletim Informativo Número 08 - Março de 2010

1. RT – HID-006

Foi enviado para diversas entidades a Recomendação Técnica "RT-HID-006 - ATENDIMENTO ÀS EXIGÊNCIAS DA LEI MUNICIPAL DE SÃO PAULO SOBRE AQUECIMENTO POR ENERGIA SOLAR - PARTE B", com o seguinte texto:

"Prezados Senhores,

A ABRASIP está enviando para o conhecimento e apreciação desta conceituada entidade, a nossa Recomendação Técnica "RT-HID-006 – ATENDIMENTO ÀS EXIGÊNCIAS DA LEI MUNICIPAL DE SÃO PAULO SOBRE AQUECIMENTO POR ENERGIA SOLAR - PARTE B"; segue em PDF anexo nesta mensagem eletrônica.

A RT-HID-006 apresenta os aspectos mais importantes a serem considerados para atendimento das exigências da Lei, que se refere ao estudo de viabilidade para implantação ou não do Sistema de Aquecimento Solar (S.A.S.).

Elaborada por um Grupo de Trabalho constituído por profissionais de diversas entidades da cadeia produtiva da construção civil, a RT-HID-006 segue com a chancela da ABRASIP – Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais e do SECOVI-SP - Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo.

A fim de melhor atendermos as necessidades técnicas de nossos clientes em comum, pedimos por gentileza que a nossa RT-HID-006 seja divulgada para todos os seus associados.

Informamos ainda que já foi enviado pelo correio, uma versão impressa da RT-HID-006 acompanhada de um ofício formalizando nossa solicitação.

Se houver qualquer dúvida ou comentário, por gentileza entrem em contato conosco encaminhado um e-mail aos cuidados do nosso Assessor Técnico: carlos@abrasip.org.br

Atenciosamente,

Eng Carlos Alberto Smarczewski Lara

ASSESSOR TÉCNICO DA DIRETORIA EXECUTIVA

carlos@abrasip.org.br"

 

A RT-HID-006, foi enviada para as seguintes entidades:

1 - ABECE

2 – ABRAVA

3 – DASOL

4 - ABRINSTAL

5 - ASBEA

6 - IE

7 - SECOVI-SP - Sindicato da Habitação

8 - SINDINSTALAÇÃO

9 - SINDUSCON-SP

10 - SINAENCO

11 - AGESC

12 - ANP

13 - ABAP


2. CURSO RIP / COMGÁS

Após o lançamento do RIP, a COMGÁS ministrou um curso apresentando e esclarecendo dúvidas a respeito do RIP.

Na ocasião, disponibilizamos algumas vagas para os integrantes da ABRASIP.

Desde então, a Comgás vem apresentando o curso em diversas localidades para os mais variados profissionais.

A ABRASIP vai solicitar à COMGÁS uma apresentação do curso exclusiva para os nossos associados.


3. ABRASIP / DECA

A ABRASIP e a Deca, ao longo dos anos, vêm tendo um ótimo relacionamento de cooperação.

Recentemente fizemos contato e a ABRASIP solicitou que a DECA patrocinasse um encontro para troca de informações entre os associados.

O encontro vai acontecer no próximo dia 09, no Showroom da DECA, na Av. Brasil, a partir das 19h.

Os convites já foram enviados aos associados.

Será muito importante e muito prazerosa a participação de todos.


4. GUIA DE PARAMETRIZAÇÃO

A ABRASIP retomou na semana passada, junto com a ABRAVA e a ABRINSTAL o contato para prosseguir com o estudo do sistema de aquecimento solar, atendendo Lei Municipal de São Paulo.

Na ocasião, reuniu-se ao grupo um representante da Prefeitura, autor da Lei Municipal.

Solicitamos então um contato oficial com a Prefeitura a fim de estabelecer uma conduta única para o atendimento da Lei.

Nos dias 04 e 11 próximos, as entidades se reunirão, entre si e em seguida com representantes e Prefeitura.


5. NORMA ABNT DE ÁGUA FRIA E ÁGUA QUENTE

O CBCS, Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, reuniu diversas entidades no final do ano passado, para discutir e dar andamento à revisão e verificação das normas de água fria e água quente da ABNT.

Foi apresentado um orçamento pelo Eng Sergio Gnipper, indicado pelo CBCS, para a confecção do texto base da Norma.

Depois de algumas negociações, foi firmado com o Eng Sergio Gnipper, um contrato para a realização do trabalho.

No mês de março, em data ainda a ser confirmada, uma comissão da ABRASIP se reunirá com o executor do texto base, a fim de dar sugestões sobre a Norma.

As entidade que estão patrocinando este trabalho são:

1. ABRAFAC - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FACILITIES

2. ABRASIP - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SISTEMAS PREDIAIS

3. ASFAMAS - ASSOCIAÇÃO DE FABRICANTES DE MATERIAIS PARA SANEAMENTO

4. CBCS - CONSELHO BRASILEIRO DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL

5. SECOVI-SP - SINDICATO DAS EMPRESAS DE COMPRA, VENDA, LOCAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE IMÓVEIS RESIDENCIAIS E COMERCIAIS DE SÃO PAULO

6. SINDINSTALAÇÃO - SINDICATO DA INDÚSTRIA DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, GÁS, HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

7. SINDUSCON-SP - SINDICATO DA INDUSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO


6. ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL*

A ABRASIP apóia o Programa de Atualização Profissional da Barreto Engenharia.

Nos dias 22, 23 e 24 de março teremos o curso "(APS) Aterramento e Proteção de Equipamentos Sensíveis".

Após, nos dias 12, 13 e 14 de abril teremos o curso "(CIE-1) Conformidade das Instalações Elétricas de Baixa Tensão - Parte 1 - Formação Teórica".

A programação completa dos cursos poderá ser verificada no website da empresa através do endereço: www.barreto.eng.br

* Lembramos que o Associado ABRASIP tem condições diferenciadas para estes cursos.


7. AGENDA

Estamos retomando as reuniões da Diretoria Executiva da ABRASIP, sendo que a primeira de 2010 foi realizada no dia 02/03 na sede do SECOVI. Já agendamos as duas próximas para os dias 17 e 31/03 das 9h30min às 11h30min na sede da ABRASIP.