KITS HIDRÁULICOS INDUSTRIALIZADOS – Engº Gustavo Alves Ortega

Criado a partir da necessidade de melhorar a qualidade das instalações, acelerar e padronizar o processo de montagem e evitar desperdício na obra.
Hoje já é realidade nas principais construtoras do mercado nacional o desenvolvimento de Kits de instalações hidráulicas.
Os kits hidráulicos estão em plena sintonia com a industrialização da construção civil, pois transformar o canteiro de obras em uma linha de montagem é meta das principais construtoras, principalmente para projetos com grande número de repetições.
Os Kits hidráulicos são formados por componentes antes adquiridos separadamente, tais como tubos, conexões, registros e válvulas. Desta forma podem ser fabricados com tubos e conexões de sistemas de condução de fluidos (PEX, PPR, CPVC, PVC ou Cobre). Para estruturar o sistema alguns modelos contam com estruturas metálicas ou plásticas, podendo ser instalados em drywall, alvenaria e shafts.
Embora os kits não sejam normalizados, os componentes e sua instalação devem respeitar as normas da ABNT vigentes. Uma das vantagens dos kits sobre o sistema tradicional de montagem é que os Kits são testados contra vazamentos nas bancadas da indústria e não na obra. Isto proporciona maior confiabilidade no sistema.
Mais vantagens do sistema industrializado:
• Otimização de custos da Obra.
• Minimização de erros.
• Redução do desperdício.
• Maior organização do almoxarifado/ canteiro da obra.
• Menor dependência de mão de obra especializada.
Conheça alguns dos kits mais comuns:
• kit chuveiro,
• kit esgoto,
• kit de prumadas,
• kit chassi para lavatórios, cubas e tanques,
• kit abrigo para medidores.
A etapa para o desenvolvimento e especificação dos kits hidráulicos deve ser definida na fase inicial de projeto. Desta forma o projeto nasce com o conceito de industrialização buscando a racionalização e melhoria do desempenho das instalações auxiliando e compatibilizando com as demais disciplinas tais como os projetos de arquitetura e estrutura. Com isso a obra não correrá riscos de alterações nos caminhamentos predefinidos, evitando problemas futuros em furações na estrutura, alterações de sancas e forros sem contar na garantia do dimensionamento projetado evitando custos e patologias futuras.
A industrialização na obra ainda tem muito a evoluir, todavia os kits hidráulicos vieram a contribuir para ajudar a retirar a responsabilidade artesanal da construtora e instaladora, passando-a para as indústrias. Para que isto ocorra é fundamental o entrosamento entre Projetistas, Instaladores e Construtores.

ENGº GUSTAVO ALVES ORTEGA
FATOR ENGENHARIA E PROJETOS
CONSELHEIRO DA ABRASIP
Revista do Sindinstalação Ano 2 – Edição 24 – Março/2018