Posse da diretoria do Sinaenco Nacional (22/02/2018)

A ABRASIP esteve presente à Cerimônia de Posse da nova Diretoria 2018-2019 do Sinaenco Nacional, realizada na Sede da FECOMÉRCIO.

O Engº José Roberto Bernasconi em seu pronunciamento de final de mandato, enfatizou o seguinte questionamento: “Quais os reais motivos que ocasionaram a desvalorização humilhante dos Projetos de Engenharia e Arquitetura perante o Mercado da Construção Civil, por que o reconhecimento pelo nosso trabalho se tornou “objeto de 2ª linha”, sendo que ele é básico para o êxito de uma obra; por que acontecem verdadeiros “leilões de preços”, em detrimento ao que realmente precisa ser valorizado: o conhecimento técnico e sempre atualizado. Ele fez um comparativo com o que acontece em outras profissões liberais (Advogados e Médicos) que quando contratados, absolutamente não serão escolhidos pelo menor preço e sim pela esperança e segurança de que suas escolhas resultarão em excelentes resultados. Concluiu dizendo: “Que sigamos em nossa luta pois um bom Projeto com certeza gera uma boa obra!”
Em seguida, o novo Presidente Carlos Roberto Soares Mingioni também deu seu recado:

“A forma como desenvolvemos nossos serviços especializados vêm mudando e incorporando inovações tecnológicas que revolucionaram o modo de trabalhar da arquitetura e da engenharia consultiva, nestas três últimas décadas. A arquitetura e a engenharia evoluíram muito, enquanto as formas de contratação de serviços especializados de arquitetura e de engenharia consultiva vêm sofrendo retrocessos desde 2002, num percurso de progressiva desvalorização das atividades de A&EC, que vêm sendo cada vez mais contratadas pelo menor preço, coroados pela Lei das Estatais, que proíbe a contratação de projetos executivos, completos, num atentado à lógica e às melhores práticas e na contramão do que vem sendo feito pelos países desenvolvidos”, afirmou o novo presidente do Sinaenco.
Mingione advertiu que “é impossível avaliar competência, qualidade e capacitação somente com base no preço. Aliás, a contratação de serviços técnicos especializados de natureza intelectual, como é o caso de todas as nossas atividades, pelo menor preço representa, na imensa maioria dos casos, a pior opção, o desprezo pela boa gestão, pela eficiência e eficácia no emprego dos recursos públicos”. E conclamou os presentes, em especial os empresários de A&EC, a engrossarem a luta do Sinaenco pela valorização das atividades do setor, “em defesa do país e da sociedade brasileira”.
Ambos, aplaudidíssimos.
A ABRASIP cumprimenta a nova Diretoria com os votos de um excelente trabalho pela frente!

Engº José Roberto Bernasconi

Engº José Roberto Bernasconi

 

Composição da Mesa

Composição da Mesa

 

Mingione e Bernasconi

Mingione e Bernasconi

 

Gestão 2018-2019 Sinaenco Nacional e Regionais

Gestão 2018-2019 Sinaenco Nacional e Regionais

 

Carlos Roberto Soares Mingione

Carlos Roberto Soares Mingione

 

Diretorias do CREA e ABRASIP

Diretorias do CREA e ABRASIP