Workshop técnico ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA E SUAS APLICAÇÕES NAS EDIFICAÇÕES

No último dia 30 de Março, organizado pelo Sinduscon, aconteceu este Workshop, tendo nosso Associado Engº Victor Fischmann sido convidado para participar como Debatedor.

Suas principais colocações foram que, como representante dos projetistas cabe a nós viabilizar do ponto de vista técnico / espaços a implementação do sistema de energia solar fotovoltaica.

Citou alguns casos reais:

– Edifício residencial popular onde a construtora implantou módulos fotovoltaicos para suprir o consumo equivalente aos elevadores.

– Residencia unifamiliar que obteve uma significativa redução na conta de energia, porém em cada caso deve ser feita a avaliação financeira.

– Edifício residencial popular que eventualmente buscaria uma certificação IFC (braço do Banco Mundial) onde deveria haver uma redução de 13% na conta de energia de toda edificação; seria implementado um sistema de GD para múltiplas unidades consumidoras (condomínio). Porém desistiram da certificação.

Citou também que um das dificuldades em implementar no município de SP, mesmo que apenas a previsão, é em função da lei municipal de aquecimento solar, onde as placas para aquecimento ocupam toda a cobertura da edificação.

A ABRASIP cumprimenta o Engº Fischmann / Diretor da Fe Projetos pela sua participação como nosso Representante e ao Sinduscon pela iniciativa.