O MARKETING x O PROSPECT x O CUSTO-BENEFÍCIO – Maria Luisa K. L. Passerini

O PROSPECT é um estágio que antecede o cliente, é aquela pessoa que consome suas “soluções” e que se mostra ativa nos conteúdos, e-mails-marketing, etc. Isso significa que a única coisa que falta para o Prospect se tornar um cliente é “inserir os produtos no carrinho e efetivar a compra” – leia-se Google.

Há alguns anos, é realizado pelo SECOVI o “Encontro de Construtores e Incorporadores”, quando são abordados assuntos pertinentes à nossa área. Também da mesma forma, o Sinduscon realiza encontros similares, ambos com a mesma alta qualidade. A ABRASIP sempre se faz presente como apoiadora, como também convidada como palestrante nos mesmos.

Nesses Encontros, nesta época de crise a qual estamos vivendo, as palestras e debates giram em torno dessa preocupação pela qual o país atravessa.

A situação ainda está sem dar sinais de alguma luz no final do túnel? Sim, mas a mesma está começando a se manifestar, fraca, mas está. Há muito o quê desovar, vendas fracas, muitos distratos, tudo em função da perda do poder aquisitivo. Por outro lado, os empresários continuam buscando áreas para futuros lançamentos, pois o período que conta (desde a fase da aquisição do terreno, até chegar à etapa dos projetos concluídos e executados), lá se vão vários anos, tempo este que, com muita esperança na decisão tomada, esta crise até lá, terá se findado. Tomara!!!
O denominador comum de um desses Encontros foi unânime: para o conceito moderno de um empreendimento ter êxito, é necessário que toda a equipe que envolverá o mesmo, caminhe junto desde o início (Incorporador, Construtora, geógrafo, arquiteto, projetistas dos segmentos de Sistemas Prediais, Estrutura, Paisagismo, Instaladora, etc.). Nesta ocasião, no momento do debate, a Abrasip, através da presidência, enviou a sugestão para que se estudasse com apreço o papel fundamental de mudança na forma de trabalhar do setor do Marketing.

Em nosso ponto de vista, é de suma importância que os corretores não façam somente o papel de apresentador do “apartamento decorado e da maquete do empreendimento acompanhado de uma taça de champanhe”, e pare por aí nas “informações”.

É necessário que o prospect leigo receba a informação de forma substancial, sobre a equipe participante da execução daquele empreendimento que ele pensa em adquirir, tanto as empresas projetistas quanto a Instaladora e fabricantes.

É necessário “ensiná-lo no bom sentido”, a dar valor àquela sua provável aquisição: afinal de contas, será seu patrimônio. Ele precisa conhecer um pouco do histórico das empresas envolvidas, se são idôneas, competentes de fato, há quanto exercem suas funções no mercado, etc.

Com esses dados, uma vez bem informados nesta 1ª visita, isso possibilitará ao futuro cliente enxergar com mais credibilidade e confiança a Construtora e a Incorporadora daquele empreendimento ora visitado. Ele, se estiver de fato interessado pelas informações obtidas, irá complementar sua pesquisa no “Google”, com toda a certeza!

Conclusão: Ponto positivo e valorização para a Incorporadora, a Construtora e a nós projetistas, instaladores e fornecedores.

Fazendo um comparativo: se consultarmos um médico ou advogado para assuntos de grande relevância para a nossa vida, não pesquisaremos os melhores nomes, procurando visar o custo-benefício em termos de uma escolha certa?

Senti naquele momento, que os presentes nestes dois Seminários receberam muito bem esse assunto apontado pela Abrasip.

Que esta sugestão seja concretizada, que não fique solta ao tempo, que não se restrinja somente à entrega formal do Memorial do Proprietário com a aquisição consumada.

Quem sair à frente e aderir a esta sugestão, certamente terá inúmeros seguidores!

MARIA LUISA K. L. PASSERINI
JC PASSERINI ENGENHARIA DE PROJETOS
Vice-Presidente de Comunicação da ABRASIP
Revista do Sindinstalação ano 2 – Edição 26 – Maio/2018